Sunday, July 18, 2010

Polígono

Para quem quiser ter uma idéia sobre o espetáculo Polígono da São Paulo Companhia de Dança. Eis um vídeo:



Me surpreendi com o documentário sobre a criação deste espetáculo. Mas em relação à obra coreográfica em si eu não me sinto com muita propriedade para comentar pois não tive a oportunidade de assistir pessoalmente. Tudo que vi foram os materiais disponibilizados em vídeo e o recente documentário.
Confesso que esta estética coreográfica não me agrada de imediato e me faz lembrar morbidamente de peixinhos no aquário. Fico sob a impressão que o coreógrafo nos joga milhões de informações de movimentos e tampa o palco com uma 4a parede que nos distancia mais ainda dos bailarinos.
Mas é inquestionável que esta obra representa um refinamento técnico da dança clássica jogando habilmente com questionamentos recorrentes aos conflitos da contemporaneidade. (Estou filosófica hoje, não?)
Traduzindo: o balé no auge da sua dificuldade (e impessoalidade) junto com o contemporâneo no auge da sua chatice. (Não que toda dança contemporânea tenha que ser chata!) Isto resulta numa obra que impressiona pelo exímio técnico mas deixa a desejar no campo das sutilezas emocionais.


No comments:

Post a Comment

ShareThis