Friday, November 12, 2010

Estudar dança fora do Brasil...

"" Alerta de post mega gigante""

Oi queridos amigos,

Sei que quem entra aqui para ler esse meu blog muito nada a ver é na maioria família e amigos. Mas imagino que pelo fato de eu estar fazendo mestrado em Dança na NYU algumas pessoas da área entram aqui curiosas para saber como eu vim parar aqui.
Estes dias recebi uma mensagem de uma colega da UNICAMP com várias questões e resolvi abrir as respostas aqui para ela e para quem mais interessar.
Afinal de contas conhecimento é para ser passado!!!
E este caminho vale para gente não só da dança, mas de outras áreas que estejam querendo estudar fora do Brasil.

1. Como foi a seleção? Foi dificil? Vc teve que fazer o teste aí ou por vídeo?

A seleção foi acima de tudo trabalhosa. O processo de inscrição numa universidade americana é bem diferente do Brasil então tive que me organizar e ler os sites milhões de vezes até entender cada detalhe que tinha que cumprir para conseguir ser aceita. Começei a me inscrever em Ago/Set 2009 e terminei de mandar o último material que me pediram só no final de Janeiro. E cada universidade tem um processo de inscrição ligeiramente diferente. O segredo é ler, ler e reler os requerimentos e fuçar no site da universidade que você tem em mente.

(Sempre siga os passos da inscrição do site. O que estou escrevendo aqui é mero relato do meu caso.)

O primeiro passo é preencher uma inscrição gigantesca online e pagar taxas (sempre muitas taxas!). Nesta inscrição online (que é bem mais complexa do que um formulário comum) você preenche desde dados pessoais até perguntas mirabolantes ("vc tem algum histórico criminal? Explique"). E junto a esta incrição você precisa conseguir cartas de recomendação (em inglês) de 2 a 4 professores, dependendo da universidade. Outro item que deve ser anexado a inscrição online são o currículo e uma carta de intenção. Dependendo da universidade, podem pedir também uma mostra de trabalho escrito e respostas para questões específicas (Quem são os coreógrafos/artistas que vc mais admira e por que? Quais são seus objetivos artísticos? etc.)

Junto a isso tive que enviar uma cópia autenticada do meu diploma e histórico escolar, além de tradução juramentada de cada um destes itens.

Para a NYU esta é a primeira fase - a de admissão na universidade como um todo.
Em dezembro recebi a resposta que a universidade tinha me considerado apta e então recebi informações do material restante que teria que enviar para a escola específica da NYU, na qual tinha me inscrito - a Tisch School of Arts.

Para a Tisch tive que enviar foto, currículo e vídeo. Sendo o requerimento do conteúdo do vídeo :15 minutos de barra + adagio no centro de balé; exercícios de contemporâneo e solo. Totalizando no máximo 25 minutos de vídeo. (Para cada departamento é diferente. Por exemplo: alguém que queira entrar no departamento de roteiro da Tisch tem que mandar proposta de roteiro, etc.)

Depois desta parte vem o limbo, onde você bate a cabeça na parede e espera a resposta da universidade. Recebi um e-mail sem vergonha numa quarta-feira à tarde dizendo: Congratulations! you have been admitted at Tisch. E em seguida veio uma novela muito pior para conseguir a papelada e o visto...

Vale a pena lembrar que se inscrever numa universidade no exterior é trabalhoso e exige um investimento inicial. São várias pequenas coisinhas que fazem essa inscrição super trabalhosa: desde achar um tradutor juramentado (e pagar a tradução), ir no cartório autenticar papelada, ir milhões de vezes até a UPS, editar o vídeo, traduzir seu currículo para inglês, escrever autobiografia em inglês, etc.
Eu tive ajuda da minha (fada) madrinha com as correções e traduções para o inglês, mas mesmo assim fiquei com os cabelos brancos de tanto escrever em inglês.


2-Vc pensou em outras faculdades, tipo Boulder em Colorado?

Eu me inscrevi em quatro universidades (por ordem de interesse): NYU, Calarts, Sarah Lawrence e Colorado university at Boulder. Fui admitida na NYU e na Sarah Lawrence, e optei pela primeira.
Mas tem outras boas universidades por aqui que eu só descobri agora. Se alguém tiver interesse eu posso me informar melhor e passar os nomes/sites.


4- Vc teve que fazer TOEFL? Foi dificil? Vc indica algum lugar aqui no Brasil pra fazer?

O TOEFL é a menor das suas preocupações. Você paga, marca a data e vai lá (tem vários pontos em Campinas) e faz a prova. É uma mesma prova que é oferecida em diversos lugares. É só dar uma olhada no site deles que é bem explicadinho. A prova é chata, demora 5 horas, mas é possível. Para os cursos de mestrado em geral você precisa tirar pelo menos 80 (em 120). No MFA da NYU e na SL não especificaram quanto eu precisava tirar. Para Colorado University a nota mínima era 68 (eu acho) e Calarts era 100. (Eu tirei 99..)

5- Como está aí? Morando sozinha? Vc acha que vale a pena?

Morando no convento... veja post anteriores.

Faço aula e ensaio das 8hs- 22hs.
É sem súvida a melhor coisa que já fiz na minha vida.
Amo a TSOA. É o melhor curso que já fiz, com as pessoas mais talentosas que já vi. Me sinto honrada todo dia de poder estar aqui.
Por mim esse seria meu futuro. Amo NY, a riqueza cultural e artística desta cidade. A liberdade de expressão. Por mim morava aqui para sempre. Mas irei aonde a vida me levar.

Mas não é fácil. A solidão o skype ajuda a resolver. Mas o nervoso financeiro de viver numa cidade onde se gasta muito, com colegas de curso que têm sobrando e tendo que fugir de sair com outras pessoas porque não tenho condição de gastar U$30 em um jantar é de fato terrível.

E fora isto tem a saudade de falar Português... essa dói muito. No começo só falava português por skype, mas dá uma ânsia gigantesca não ter ninguém de carne e osso com quem se comunicar verdadeiramente.
Agora já estou mais tranquila com o inglês, mas é muito difícil se espressar em inglês totalmente. É horrível porque por mais que você estude inglês, quando você chega aqui tem palavras ridículas que fazem uma falta enorme e te bloqueiam.


6- Por último, podemos ir mantendo contato?

Tenho o maior prazer em responder essas coisas. Foi muito difícil para mim chegar aqui e sinto que tive que desbravar muita coisa sem ajuda de ninguém. Me sinto útil se eu puder ajudar outras pessoas mostrando meu caminho!

4 comments:

  1. Carol! muito legal de vc desponibilizar essas informações, qria ter a coragem de passar por todo esse processo seletivo...só tendo muita força de vontade! haha

    A respeito da saudade, essa com ctz é terrível, mas pelo menos vc logo vira visitar tds!

    Bjoos

    ReplyDelete
  2. Eu lembro do seu nervoso com o visto, mesmo tentando nao transparecer para nós. Lembro também quando voce falou da possibilidade de sair do país, que me deixou tão triste e tão feliz ao mesmo tempo!! Adorei o post xerols, voce é muito fofa e eu sinto saudade disso!! Sucesso pra voce

    ReplyDelete
  3. AAAAAHHHHH!!!

    Vc arrasa Xuxu. Essa sua força e sua garra que te levam aí... :)

    Mas nada de ir embora pra sempre... Pq eu morro de sds, viu?

    ReplyDelete
  4. Olá Carol, meu nome é Gabrielle e sou apaixonadíssima por dança, gosto muito de dois ritmos, que é o Street Dance e Contemporâneo. Tenho muita coragem e vontade de entrar nesse mundo mágico, porém você com certeza sabe que aqui no Brasil o governo não dá importância a essa arte. Então, estava pesquisando para fora, não sei nem por onde começar e como comecei a pesquisar agora ainda não sei NADA, não sei se pode me ajudar por que além de não ter nem o técnico de dança ainda, por enquanto não tenho o inglês.
    Ultimamente venho fazendo aulas com um professor muito conceituado que dança no grupo da Wanessa (A que era Camargo rs), e venho obtendo bons resultados graças as aulas dele!
    O que você acha que pode me ajudar em relação a isso, qual foi sua maior dificuldade para conseguir?
    Preciso urgentemente de resposta, pode me ajudar?? Pleaseee??
    Agradecida :)

    ReplyDelete

ShareThis