Friday, October 19, 2012

E a vida anda,

É.
A vida é dura.
Viver de Arte, ou melhor, de Dança é pior ainda.
Na luta diária.
Eu contra eu mesma.
Ganhar a disciplina de ser autônoma.
De ganhar menos do que o cara que lava prato no restaurante da esquina.

Manter minha dignidade e fé no futuro não é fácil.
Crio planos de meta todos os dias.
E ignoro minhas "to do lists" com frequência.

Não quero me justificar...
Mas já justificando:
Minha vida inteira eu tracei meus objetivos,
meus sonhos,
E alcancei todos eles.

Agora não sei.
Pela primeira vez me sinto navegando num limbo.
Não sei bem qual meu objetivo.
Não sei bem como alcançar.
É difícil ficar aqui.
Voltar para o Brasil me parece um tiro no pé.

Voltar para a Universidade não quero.
Chega de Academia.
Quero criar.
Mas quem disse que é fácil?
Não é.
Nem aqui, nem aí, nem em lugar nenhum.
Falta dinheiro.

Alguém tem um patrocinador aí...
Afim de bancar uma pessoa batalhadora, honesta, que não desiste nunca?


Tenho produzido meus trabalhos.
E tenho conquistado coisas.
E algumas coisas cairam do céu.

Estou tão feliz com o resultado do Subway Project.
O vídeo Last Stop, modésta a parte, virou o primeiro bebê meu e do Nicolas.
Estou apaixonada.
Tá aí.
Um trabalho que eu assisto, assisto de novo,
e toda vez me causa lágrimas,
ou me faz sorrir.
Só não posso divulgar, porque ainda não consegui o direito autoral das músicas.
Cruzem os dedos.

Me demiti do Brazilian Endowment for the Arts.
Não quero/
Não posso/
Não devo falar sobre isso.
Vamos só dizer que trabalhar para brasileiros nos EUA é tricky.
Só porque eu vim do Brasil não signifca que eu tenho que aguentar 3 meses de atraso no meu ridículo pagamento né?
Trabalhar de graça pelo que eu acredito? SEMPRE
Ser explorada? Não muito obrigada.
Ok. Acho que abri o meu bocão.
Mas sinceramente? Chega.
O estágio naquele lugar acabou com a minha auto estima.
E o mais impressionante é que eu tenho muito carinho por todo mundo que "trabalha" lá.
Mas doeu muito.
Se teve uma coisa que me fez parar de escrever foi aquele estágio.
Depressão? tristeza? Falta de amor próprio?
Decepção? Desapontamento?
Tudo isto junto.
Acho que só agora, devagar, estou começando a andar.

Se bem que,
acho que tudo é muito culpa minha.
Vou vivendo e armazenando tudo no peito, achando que posso conquistar o mundo.
Só que não.
Eu sou pequenininha e imperfeita.
Boba.
Mas um dia eu vou ser quem eu quero ser.
Disciplinada, trabalhadora incansável.
Forte.

E nisto se passaram 5 meses que eu me formei.
Apresentei minhas coreografias em dois festivais.
Fui convidada para retornar em 1 deles, devido ao feedback positivo da audiência.
Fiz um estágio.
Me demiti.
Consegui um emprego numa organização inteira americana:
Dancewave.
Estou muito feliz lá.
É só part time.
Mas é justo.
No começo foi difícil, mas agora estou completamente ambientada!

Além disso, minha amiga Julia
(da Julliard)
dona da Darcy
virou chefe de departamento de uma Universidade em outro estado.
Eu nem estava sabendo disto.
Mas fiquei sabendo quando ela me escreveu
me convidando para ser coreógrafa convidada da Universidade.
Estou muito feliz.
No começo não acreditei.
Mas como agora estamos trocando contrato e eu estou comprando passagens
para passar 1 semana em Wyoming dando aula e coreografando
faz tudo parecer mais real.

E:
eu vou receber de verdade.
Como coreógrafa.
Amém.

Mais um sonho: check.

Estou fazendo poucas aulas.
Fico presa aqui no meu quadradinho na rua 92.
Após sobreviver financeiramente à um mestrado,
não dá para  bancar 5 aulas de balé, tap ou contemporâneo por semana.
Para quem fazia de 8 hrs a 10 hrs de dança por dia,
passei a um vergonhoso 6hrs por SEMANA.
Mas fazer o quê?
É o que dá por enquanto.

Mas graças a Deus estou dançando numa companhia,
tendo duas aulas por semana e ensaios.
Silva Dance Company.
Fusion de Capoeira, Danças brasileiras, balé e moderno.
Precisa ver...
Perdi o medo de ficar de cabeça para baixo.
Demorou 25 anos de vida, mas finalmente aprendi a dar parada de mão, estrela de cabeça, etc.

E no meio de tudo isto a vida vem andando.
Numa rotina louca flutuante.
Gastando muito do meu tempo assistindo netflix ou qualquer seriado bobo.
Mas again... acho que eu tinha um saldo positivo:
25 anos e com mestrado nas costas e todo o resto...
Eu pude me dar ao luxo de vagabundear por falta de saber o que fazer, não?

E de qualquer forma...
Se eu estou escrevendo isto aqui já é sinal que está tudo passando
e eu estou caminhando para novos rumos,
de trabalho,
se Deus quiser.

Amém.
De novo.


Ps:
Vocês
(caros fantasminhas persistentes)
sabiam que eu escrevo posts e mais posts no meu caderno de anotações?
que anda na minha bolsa)
e por vergonha,
de mim mesma,
das minhas faltas pessoais,
da minha falta de perseverança,
na vergonha da minha preguiça,
Eu não tive coragem de passar nada para meu blog?

Que o cara lá de cima me ajude a mudar essa chatice desta procrastinação.
Bora viver
E chega de arrependimento pelo que não consegui ainda.
Bora batalhar.

E obrigada às 3 taças de vinho que tiraram a vergonha na cara e me fizeram escrever muito do que estava entalado na garganta.

Fui.

Boa Noite.
Boa Tarde.
E Bom Dia.
(dependendo de quando vc ler isto).


=D


4 comments:

  1. Uauuu!! Arrasou nas declarações Carol! Fique tranquila, acho que a indecisão toma conta de todo mundo em uma determinada época e eu estou com o mesmo problema. De qualquer forma temos que manter a calma, pois quando a gente menos espera, cai um presente do céu e encontramos novos rumos para nossa vida. E se isso demorar pra te acontecer, não esqueça que você tem amigos que vão te apoiar sempre e te aplaudir de pé independente do que aconteça! Boa sorte com seus projetos, e aguarde que o sucesso sempre vem pra quem corre atras! Bjoka amoure ,*

    ReplyDelete
  2. Xuuu, que feliz que eu estou que você escreveu...
    Nós já conversamos sobre isso, e de certa forma, estamos no mesmo barco..

    Na verdade, acho que é mais comum do que imaginamos, dúvidas, incertezas, crises, preguiça, procrastinação... Acho que isso faz parte de um processo que nos impulsiona a levantar e enxergar um novo horizonte, e encontrar a vontade verdadeira de caminhar pra ele...

    E vc já fez tanto e faz tanto! Já te disse pra não se cobrar demais...

    TE AMO XU! Tenho muito orgulho de vc!

    Agora espero que vc tome mais vinho (hehehe) e publique os posts secretos do seu caderninho!

    =)

    ReplyDelete
  3. Carol. É isso mesmo!!! Te admiro muito. O caminho é este e assim acontece pra todas as pessoas. O mais importante é sabermos o que queremos fazer, mesmo sem saber como exatamente, e isso você sabe bem. Sua luta e seu crescimento pessoal pra mim que estou de longe é bastante aparente e não tenho dúvidas que sua fé não te desapontará. Um abraço apertado. Saudades. Teka Moran

    ReplyDelete
  4. Carol, na boa mesmo, quero ser você quando eu crescer *-*

    ReplyDelete

ShareThis