Friday, August 19, 2011

Armário de Narnia - como achar figurinos para dança.

Sempre fico em um impasse quando busco figurino para dança.
Não gosto de coisas com cara de figurino-fantasia de carnaval, muito menos aquelas coisas manjadas com cara de figurino de final de ano de academia de balé.
( A menos que eu esteja dançando balé, né?)
São essas coisas que só buscam criar um efeito e unidade.
Até na minha época de professora da cia de tap eu lutava para criar algo interessante.

Para começo de conversa, eu gosto de roupas para dançar que tem cara de dia-a-dia, mas ao mesmo tempo eu tenho pavor de figurinos com cara de aula de dança contemporânea.
Então vivo queimando os miolos para descobrir opções que me agradem.

O primeiro item que levo em consideração, obviamente, é a estética que estou buscando trazer na coreografia. É algo de época, futurista, brega, animalesco,ou psicótico? Quero simplicidade, realismo, ou surrealismo?

Para o caso em questão - a coreografia solo que eu montei para a conclusão de uma disciplina de composição, e que estou adaptando em um videodança - eu venho buscando algo meio antigo, que mostre as pernas, dê movimento, é seja meio deprimente.

Uma boa forma de buscar figurinos para solos é fuçar em brechós.
Recentemente dei uma olhada em alguns, mas nada me animava.

Então hoje tive uma idéia brilhante...
Enfrentar o armário do dragão - o armário de nárnia - o armário da minha mãe.
Acho que deve ter roupas de 1837 lá.

Eu sempre reclamo que ela não joga roupas fora, mas de agora em diante eu vou começar a dar mais valor ao brechó particular que tenho na casa da minha mãe.
Foi só começar a procurar que eu achei coisas interessantes.
Agora resta saber se o pessoal da produção do vídeo vai andar na mesma direção estética que estou indo...

E se minha mãe não vai me assassinar porque eu escrevi sobre o armário do dragão publicamente.
(Ou seja, se eu sumir, vocês já sabem o que aconteceu.)

....

Enfim, quantas coisas técnicas hoje, não?
Eu estou meio business.
Até que enfim.




Acima foto da minha coreo "Ques't que la fait rire?"
O figurino foi improvisado, tirando idéias das coisas que os próprios bailarinos tinham e gostavam, mas eu fui orientando o que eu queria e me adaptei em cima do que era possível. E foi um figurino com um dos resultados finais de que mais me orgulho.

2 comments:

  1. Eu achei esse figurino o máximo!

    Acho que é mania de mãe guardar peças de 3 séculos atrás...minha mãe tbm faz isso e por coincidência hoje eu estava fazendo a limpa nas minhas coisas...tentando me desapegar, pela idéia que devemos nos livrar de tudo que não usamos mais....eu tenho muitas coisas que não uso mais e que tenho vontade de guardar por achar que algum dia aquilo pode ser útil...mas é sempre inútil!

    ReplyDelete
  2. HA, coisas de 1800? Que maldade, se eu fosse a tia Adriana não deixava vc usar...rsrs

    Adoro Carol back in business, menos o fato de que a gnt se vê menos, mas eu sou sua fã, então estou ansiosa pelo próximo job! =)

    ReplyDelete

ShareThis