Wednesday, November 9, 2011

Subway Project -fotos

Tive a idéia inicial para este projeto no semestre passado. Com a minha vida solitária em NY eu vivia com meus olhos abertos para tudo. Mas o metrô era sempre uma rica fonte de novas informações. Quem acompanha meu blog sabe como eu sou obcecada com o metrô. Sempre comento sobre as pessoas diferentes que encontro, sobre as diferenças sociais escancaradas, sobre as maluquices...


Sky color - subway project

Acreditam que uma vez eu estava de frente a um banco onde sentavam 7 pessoas completamente diferentes, e cada uma estava numa posição corporal. Todas pareciam estar no seu próprio mundo. Mas de alguma forma estas pessoas compunham um lindo quadro. Foi uma epifania.

Para mim falava sobre a diversidade humana. Sobre a beleza dos sentimentos não ditos. Sobre o que une todas as pessoas. Como seres humanos nós sentimos dor, alegria,e frustrações por diversas razões. Mas apesar dos motivos serem diversos, todos nós sentimos algo similar, e isso nos une.
Eu sou apaixonada por essa brincadeira de mostrar a união no meio da diversidade. E foi isso que busquei fazer no meu Subway Project.


Look at me.


Em outro momento estava eu indo para uma parte desconhecida da cidade quando eu sai numa estação de metrô que eu não conhecia. Peguei uma escada rolante gigante para sair do fundo da terra e ir para a superfície. No longo trajeto da escada fiquei pensando sobre solidão. Sobre como uma escada é uma bela metafora. Ser levado a algo melhor, em direção a luz.

E por outra vez simplesmente olhei para as pessoas sentadas no banco a minha frente e tive a súbita visão delas com 8 anos de idade. E então olhei de novo para essas pessoas e vi elas num mundo surreal onde elas podiam estar sentadas de cabeça para baixo, onde elas não estavam juntas, mas podiam interagir...


Going surreal

Motion

E daí veio minha inspiração. Convidei sete bailarinos completamente diferentes e arquitetei um video-dança onde todos dançam separados e juntos. Estou gravando por toda a cidade os trechos em diferentes plataformas e estações. Mas o grande desafio vai ser gravar em um trem. Cruzem os dedos para que tudo dê certo e para que nenhum oficial do metrô mau humorado encrenque com a gente. Verifiquei as permissões e é permitido gravar no metrô quando se tem poucos equipamentos. Mas o problema é que precisamos gravar com o metrô parado e é lógico que isto é um desafio. A gravação está marcada para sábado e então tentaremos gravar na raça.



Olhar


Abaixo uma foto da locação na 59th St. Um cruzamento de escadas para diferentes linhas de metrô, que dá num grande espaço cercado por lindos murais. A linda e talentosa bailarina que dançou neste local é a Brittany Testone.


Hear me


Todas as fotos do post são do meu fotógrafo favorito, Nicolas Pirata.
(Também conhecido como meu marido!)

5 comments:

  1. Já tinha amada as fotos, já estava curiosíssima pra assistir... Agora, então nem se fale...
    Dedos cruzados pra dar tudo certo pra vcs no sábado...

    E ansiedade mil pra assistir esse video-dança!

    Vc arrasa nos projetos Carol!

    Espero que o Nicolau tenha tbm bastante material de making of, que eu vou qrer ver tuuuudo depois, pode?

    ReplyDelete
  2. Também fico louca com metrôs, acho tão estranhas as coincidências e o fluxo de pessoas...Sei lá. Apaixonei pela ideia, se eu estivesse aí dançarina por você! hahahahah. Sensacional carols, sério! A primeira foto tá fantástica, seu marido realmente arrasa = )
    Parabens pelo projeto sweetheart, no futuro próximo em que voce será chic,rica e diva(óbvio que voce ja é, mas entende-se como adverbio de intensidade),vou rastejar por NY para conseguir uma audição para alguma coreo sua, SERÁ? :D
    Saudaaaaaadeee

    ReplyDelete
  3. Ameei as fotos e a idéia...isso é q ser artista, arranjar inspiração no meio do nada, ou no metrô, ver a arte em tudo e a vida de um outro ângulo...

    se tivesse nevando seria fácil de gravar em trem...pois afinal deve parar tudo...

    ReplyDelete
  4. Suas ideias sempre se superam.... amei o post, as fotos e principalmente suas observações corpóreas no metrô.... lembrei do lance do ônibus, que não deu certo, lembra????

    Sorte nas gravações e as fotos do Nicolau estão cada vez mais impressionantes!!

    saudadesss

    ReplyDelete
  5. Aposto que o vídeo vai ficar perfeito *__*, e todo trabalho vai valer a pena *u* ( você vai postar no blog quando tiver pronto né?)

    ReplyDelete

ShareThis