Saturday, May 21, 2011

Dance Parade - drops



Foto daqui.

Ontem fui fazer as últimas coisas que faltavam antes deu ir embora. Levei uma gaveta cheia de papelada e uma mochila, e larguei no meu armário da faculdade. Devolvi filmes na biblioteca. E fui mandar uma carta com meu imposto de renda americano (dizendo que eu sou pobre e não recebi nada deste governo... nem do lá do Brasil também, se eu for parar para pensar).

E fiz tudo isto nas redondezas da minha faculdade. Passando pela St Marks, Astor Place, etc.
Quando eu saí do metrô eu já achei esquisito. O meu caminho de guerra estava cheio de barras de contenção. Curiosa que sou fui perguntar para um officer parado por perto o que era aquilo. E então ele me explicou num tom de impaciente desaprovação: é a Dance Parade.

Hã? Que? Como?

Continuei meu caminho, fiz as coisas que precisava.
Óbvio que aproveitei a street fair que estava acontecendo ali na 3a avenida, nas redondezas de onde eu estava resolvendo minhas coisas.
Passeei calmamente, olhando as ruas, as pessoas, os prédios.
Almocei o melhor crepe que eu já achei aqui - cogumelo espinafre e queijo - 8 dólares. (Eu estou indo embora, posso comer direito, vai?)

Continuei andando com meu prato de crepe e passei na frente de uma muvuca se aglomerando. Era um dos pontos principais da parada. Um Dj começou a tocar. Sentei na sarjeta, no sol, com meu pratinho de comida e resolvi dar uma de americano desocupado. Fiquei lá esperando para ver o que ia acontecer.

Uma hora depois, a parada chegou onde eu estava. E a essas alturas eu já tinha recebido um panfletinho, já tinha entendido o que era, e estava sentado num spot vip. (Só depois que eu percebi que eu estava de frente para as câmeras e devo ter saído em várias fotos e filmagens. Aff)

Enfim. A parada era para comemorar mais de 70 tipos de dança de NY. Tinha no programa desde grupos étnicos até escolas de renome em dança contemporânea (como a DNA), escolas pops (como a Broadway Dance Center) e grupos de dança do ventre.
Fiquei da 1 às 3 assistindo o povo passar dançando (e passando vontade de pular num bloco qualquer e começar a dançar).

A surpresa para mim foi o tal do Caporales Boliviano. Várias escolas muito organizadas e lotadas de gente trouxeram variações dessa dança típica. Muitos homens dançando, e uma sincronia linda de se ver. As roupas eram muito ricas e beirando o carnavalesco. Os homens pareciam caubóis astronautas com chocalhos nos tornozelos.E as mulheres ora tinham vestidos curtíssimos, ora estas roupas aí da foto.

O troféu abaxi foi para o Joffrey ballet. Quatro menininhas e um menino dançando um balé que não vale a pena comentar. Decepção ver uma das escolas mais tradicionais americanas levando seu nome meio de qualquer jeito.

Me forcei a ficar até ver o samba. Queria ver que samba que estão vendendo aqui por NY. Uma morena maravilhosa, linda e brasileira, na frente sambando. E um monte de americana .... .... .... atrás tentando, fazendo o seu melhor para sambar. Não adianta. Tem certas coisas que são culturais. Tinham pouquíssimas que davam conta. Mas o bloco em geral era bonito e dava para ver que era um bom trabalho de divulgação do Samba brasileiro.

Também passou o tal do Zouk, que eu nunca tinha visto mais gordo, e espero nunca mais ter o desprazer de ver.

Um monte de dança do ventre. Ás vezes lindo, as vezes de gosto duvidoso. Jazz, musical (o BDC que levou e tava sujo), dança moderna, contemporânea, hip hop.

Sapateado. Um grupo só. A escola pulse. Sapatear no asfalto já é algo sujeito ao desastre. O som fica próximo ao de uma unha arranhando na lousa. Mas fiquei chocada com a bagunça. Tudo bem que era um grupo grande de gente de níveis diferentes. Isto é normal. Então eles passavam andando aí paravam e dançavam o shime shame (uma sequência de sapateado que pode ser dançada por todos os níveis e é bem codificada). Mas estava tão sujo. Eu quis chorar. Os alunos mais fortes aceleravam no meio do passo e gente mais iniciante fazia cara de assustado e tentava dublar.
Já deu para ter uma imagem.

(Obs: Eu não estou dizendo que as escolas são ruins, mas estou fazendo uma descrição verdadeira e profissional, come me cabe, das performances que eu presenciei. E poxa, eu dei aula de sapateado nos meus últimos 3 anos.)

Numa das performances da Caporales tinha um blocão de mulheres dançando com vestidos curtinhos. E o local estava cheio de fotógrafos passando pela mesma ala da parada. Estava eu olhando a dança, feliz da vida. Quando a menina que estava do meu lado puxa a cabeça de um homem que estava dentro da parada e começa a dar tapa e gritar com ele. Eu tomei um susto enorme, mas demorei dois segundos para entender.

Como tem gente grosseira e inferior ainda neste mundo. O homem estava com uma máquina fotográfica normal, mas como ele fazia pose de fotógrafo ninguém estava reparando nele. Era um velho de cabeça branca agachado, filmando por de baixo das pernas das meninas.

A garota do meu lado estapeou ele e gritou. Ai o cara levantou e veio pra cima dela ( e de mim!) xingando, e depois continuou andando devagar e filmando. E toda a mulherada que estava ali por perto ficou possessa. Mas o cara se mandou rapidinho. (E tinha uma grade no meio - não dava para ninguém seguir ele). Enfim. Horrível.

Mas ok. Foi rápido, as meninas estavam de collant e meia calça por baixo, e elas estavam dançando tão lindamente que elas sequer se deram conta desta mosca no caminho delas. E é isso que importa.

Fora esta situação nada a ver, tudo ocorreu muito bem. Foi uma ótima maneira de começar a dizer tchau para NY. Após uma semana de chuva, abre o sol, eu como crepe, e vejo um monte de dança diferente.

Como há riqueza nas possibilidades do corpo em movimento, não?

E então voltei para casa, entrei no metrô, e um cara inteiro vestido de dourado - incluindo as botas, os óculos escuros e a cartola alta - sentou do meu lado. E entram os Mariachis da linha N e R para fazer a trilha sonora da minha vida.

Estou morrendo de saudades do meu Brasil. Mas confesso que vou sentir muito a falta desta maluquice de cidade que eu também chamo de casa.

1 comment:

  1. A foto ainda não aparece, mas achei o máximo esse Dance Parade... =)

    ReplyDelete

ShareThis