Thursday, March 24, 2011

Triangle Shirtwaist Factory fire

Esqueci de contar.

Faz meses que sei disso, mas simplesmente esqueci.

Uma das minhas colegas de turma - a Suzanne Beahrs - convidou eu e mais duas meninas, para dançar em um evento fora da NYU. E a apresentação é amanhã. Eu, meu tornozelo verde em recuperação, um vestido preto, vamos dançar no Washington Square Park, com a temperatura esperada de 6 graus.

É um evento em homenagem aos 100 anos de um incêndio em uma fábrica (que é agora um prédio da NYU), que matou 146 trabalhadores, a maioria mulheres entre 16 e 23 anos. Elas ou morreram queimadas, ou pularam do prédio em desespero pois os donos da fábrica fecharam os portões quando começou o incêndio para que ninguém roubasse nada. Foi este um dos eventos que levou à mudança e melhoria das leis trabalhistas nos Estados Unidos.

A coreografia foi inspirada pela idéia destas mulheres que tinham tanto sonhos, e naquele momento lutaram por suas vidas até o último segundo. Tem uma grande documentação sobre este evento, e contam que de um lado algumas mulheres foram pisoteadas por outras. Mas por sua vez, algumas destas mulheres pularam do prédio de mãos dadas, na esperança de se livrar do fogo de alguma forma, e ainda no seu último momento queriam estar em companhia de um outro alguém.

Engraçado a natureza humana. Enquanto este país que eu estou se mobiliza de todos os lados para arrecadar e mandar ajuda para o Japão, ele outro dia resolveu começar a jogar bomba por aí.

Como disse meu professor de música, faltam mais mulheres nas posições de comando. Não que elas sejam melhores. Pois afinal somos todos ainda imperfeitamente humanos. Mas em geral as mulheres tem mais facilidade em se identificar e se colocar no lugar do outro.

Enfim. Tudo isso para dizer que vou dançar no parque amanhã.
Como eu sou complicada, não?



3 comments:

  1. Complicada não...vc é especial!!!

    ReplyDelete
  2. Eu concordo com o Nicolas!!!

    Merda pra vc Xuxu! Vai ser td lindo!!

    E não esquece de passar no meu jantar de formatura depois da sua dança, tá?

    Luv u!

    ReplyDelete
  3. Poxa, Carol, eu não sabia desse acontecimento!

    Confesso que fiquei um pouco confusa achando que você estava se referindo à história que sempre ouvimos por aqui em torno do Dia Internacional da Mulher: mulheres que trabalhavam em uma fábrica de tecidos em condições precárias e que foram trancadas nesta fábrica e queimadas vivas por terem reivindicado melhores condições de trabalho.

    Mas aí dei uma pesquisada na Internet e vi que, na verdade, as histórias estão misturadas.

    Este incêndio a que você se refere, no qual morreram 146 pessoas (das quais apenas 17 eram homens; o restante todo era de jovens imigrantes,de 16 a 23 anos,italianas ou judias)aconteceu no 8o, 9o e 10o andar de um prédio onde funcionava uma fábrica de blusas femininas. Acho que os proprietários mantinham uma das saídas trancadas para evitar roubo e, ao perceberem o início de um incêndio, foram embora e não se preocuparam em abrir esta saída (que seria uma possibilidade de escape do fogo que tomou conta dos últimos andares rapidamente).

    Quanto ao Dia Internacional da Mulher, este parece que surgiu bastante ligado às ideias socialistas de lutar pela libertação das mulheres do "trabalho escravo doméstico" e contra a cultura de que as mulheres seriam cidadãs de segunda classe na sociedade. Tinha uma conotação bastante política. Nos EUA suas origens têm ligação com a luta feminina de mulheres trabalhadoras da indústria têxtil por melhores condições trabalhistas.

    Bom, o fato é que um dos prédios da NYU é o do incêndio. E você vai dançar em homenagem a este evento. Então, desejo que toda a emoção relacionada a esta história esteja presente no evento hoje.

    Bjos!

    ReplyDelete

ShareThis