Monday, October 17, 2011

Perspectiva Profissional

O fato de eu ter conseguido vir para cá e estar dando conta do programa de mestrado da NYU faz a minha vida ser mais aqui do que no Brasil. Óbvio que família, amigos, e todas minhas raízes permanecem. Mas recentemente venho me sentindo cada vez mais ligada profissionalmente a NY. Primeiro que todos meus contatos profissionais são daqui. Segundo que me sinto mais útil e com mais possibilidades por aqui, do que jamais me senti no Brasil.

E isso me deixa feliz e triste.

Andei com dificuldades de escrever sobre este meu segundo ano de mestrado porque tudo mudou. No ano passado tudo era novo, eu mergulhei de cabeça, eu tinha aulas 24 hs por dia, não dava para pensar muito no futuro. Tudo o que eu fazia era estudar, trabalhar, dançar, dançar mais, ensaiar, coreografar, improvisar e buscar me melhorar.

Mas nesse ano não. Começou tudo diferente e eu sofri um baque.

Óbvio que no começo eu estava encantada, o curso se predispõe a ser uma vivência prática de uma companhia de dança, permitindo aos alunos um contato com profissionais de alta qualidade e abrindo nossos caminhos para o futuro. Tudo era novo de novo. Fui abençoada de cair na coreografia da Azsure Barton e tive a oportunidade de ensaiar intensivamente durante as primeiras duas semanas de aulas para o trabalho que ela está coreografando. Mas quando os ensaios dela pausaram eu passei a ter várias janelas livres. E eu odeio tempo livre. Eu gosto é de rotina lotada de trabalho.

Mas ao mesmo tempo eu continuei envolvida com aulas acadêmicas de manhã: Colaboração entre músicos e dança; Música no século 20; Dança para a câmera (edição); Yoga avançada; e Pilates ou Balé (quando consigo me organizar para ir nas aulas opcionais).

Fora o Estudo Independente que estou fazendo. Esta disciplina é orientada por um professor do meu curso, mas quem faz a disciplina sou eu. Ou seja, como diz o nome, é um estudo independente que estou fazendo num tópico que me interesso. Então desde o ano passado já conversei com o meu orientador e me organizei para criar um video-dança original. Eu estou produzindo, dirigindo, coreografando e vou editar o vídeo (o Nicolas vai filmar, e um costume designer com quem já colaborei antes vai fazer o styling do figurino).
Meu vídeo é um projeto no metrô. Num outro post falarei mais sobre ele.

E além disso, meu departamento oferece uma série de workshops de graça, para os alunos do último ano, aos sábados. O primeiro que fiz foi relacionado a como escrever projetos e a conseguir patrocínio como coreógrafa em NY. Foi uma série de 4 sábados e as aulas abriram meus olhos para a minha perspectiva profissional. Foi ao mesmo tempo uma injeção de ânimo e um banho de realidade. Agora entendo muito melhor como funciona para sobreviver como artista por aqui.

E o workshop que comecei a fazer neste último sábado é sobre Arts Administration. As aulas vão abordar uma série de assuntos desde como fazer seu orçamento, até quanto a gente espera ganhar como bailarinos e/ou coreógrafos. Até milhões de outras coisas que espero poder compartilhar aqui de vez em quando. Óbvio que estes conhecimentos são úteis para mim aonde quer que eu esteja, mas é principalmente um conhecimento específico do mercado de dança contemporânea em NY.

Enfim... tenho pensado bastante em como sobreviver e viver por aqui.

E é difícil assumir que quero que minha casa seja aqui por mais tempo do que eu planejava. Mas não adianta adiantar o tempo. Encher a cabeça de confusão. Lembro que em todas as fases da minha vida eu passei por situações similares.

Cada mudança na vida parece uma coisa fora do mundo, impossível, quando estamos apenas sonhando e planejando. Mas depois que vira passado eu percebo como as mudanças são naturais. E as escolhas que pareciam tão difíceis, todas as confusões, se tornam insignificantes perto do caminho escolhido.

E assim espero que meu futuro continue a ser:
Não sabendo bem aonde vou chegar,
Com muitos sonhos
e paciência para continuar trabalhando
e esperar alcançar algo um dia.

=)

No comments:

Post a Comment

ShareThis