Monday, October 17, 2011

Rite Of Spring - Stravinsky e Pina Baush

A Primeira vez que a música Sagração da Primavera de Stravinsky foi apresentada (em 1913 em Paris) foi um caos, um escândalo. A platéia ouviu a música e viu a coreografia, doo Ballet Russes dançando coreografia de Nijinsky, e não conseguiu entender aquilo. Era diferente de tudo que havia sido feito até então. Era a modernidade nascendo. A música possui uma característica primitiva, com ritmos inesperados e imprevisíveis, com uma textura orquestral complexa. E a tudo isso juntou-se à coreografia de Nijinsky inspirada em um rito de nativo americanos, em que a música se intensifica enquanto os bailarinos representam o sacrifício de uma jovem. Mais impactante para a época impossível.

Hoje, nossos ouvidos estão mais do que acostumados com tal complexidade musical. Achei este vídeo meio sem querer no youtube e tive que compartilhar.
Depois da introdução com uma apresentadora falando sobre esta música de Stravinsky, o programa mostra um atrás do outro, cinco criações de coreógrafos diferentes, em cima desta mesma obra musical. Para mim que sou obcecada com as possibilidades de relacão entre música e dança este vídeo é um prato cheio. E também é muito interessante ver o desenvolvimento em ordem cronológica, quer você goste ou não, da dança.

As coreografias são de:

Vaslav Nijinsky
Millicent Hodson
Pina Baush
Anjelin Preljocaj
Tero Saarinen

De todas as versões a minha favorita é a da Pina. Adoro a intensidade emocional que a obra me traz. Tantos questionamentos, tudo sem dizer uma palavra, apenas com a dramaturgia e o poder do movimento...




No comments:

Post a Comment

ShareThis