Monday, November 8, 2010

Múmias, mitos e samurais.




Ontem andei polo Egito, pela mesopotâmia e pela Grécia.
Lembrei dos mitos, dos heróis e dos monstros.
Senti medo ao ver samurais.
E não pude encarar uma múmia por muito tempo, senti que ela ia se mexer.
Passeei pelo rebuscado da corte francesa.
Me deparei com a moça do brinco de pérola do Veermer, enquanto eu corria do Andy Warhool aos manuscritos chineses.




Me curvei ante a grandiosidade da cultura chinesa.




Quis tirar meu sapato e andar silenciosamente ao passar pelo Japão.
Lembrei da mãe ao ver instrumentos de todas as partes do mundo.




Observei por longo tempo meu amigo Pollock e finalmente fez sentido tanto risco, preto e branco.
Me emocionei sozinha ao me dar conta da grandiosidade e diversidade do mundo.
É sempre bom relembrar, não?
Andei no meu tempo, ficando mais tempos em alguns lugares do que em outros.



Passei quatro horas no Metropolitan.









E aí eu fiquei muito triste.
Muito triste pelo fato que meu país não dá valor nem a sua própria cultura, quanto mais a de outros países.
E não vai dizer que é falta de verba.
É sim falta de cultura.
Falta de amor pela arte.
Falta de amor pelas obras que são nosso patrimônio.

Precisamos de museus.
Precisamos valorizar e compreender outras culturas ( e a nossa também!)

Cadê a iniciativa do poder público? Será que nossos governos só servem para roubar?
E cadê a iniciativa privada?
Eu acredito que uma pessoa com a intenção certa pode fazer a diferença.

Deixa eu ganhar na mega-sena pra vocês verem...
(nunca vou ganhar... porque nunca jogo)

Mas quem sabe um dia.

9 comments:

  1. Me lembrei de passear no Metropolitan com vc, lá se vão quase 10 anos...

    Estamos ficando velhas! =P

    ReplyDelete
  2. Ruim vai ser quando vc falar q passaram 20 anos...

    ReplyDelete
  3. Pois eu passeei com a Carol no Metropolitan há mais de 20 anos! rsrsrs

    ReplyDelete
  4. Carol: Aproveita bastante esta oportunidade maravilhosa de curtir bons museus! Vê se você consegue um tempinho para ir visitar o MoMA e o Museum of Natural History (entre outros)depois...

    Acho que em São Paulo e no Rio de Janeiro (isto para falar das capitais que conheço melhor) até que tem museus e exposições bacanas. (O problema é nossa falta de tempo para aproveitá-los!). Mas, sem sombra de dúvidas, concordo com você que (infelizmente)no Brasil estamos anos-luz distantes da valorização da cultura!

    ReplyDelete
  5. Muito bacana! Gostaria de poder dar esse tour pelo mundo que nem vc... será que no futuro, após a faculdade acabar, conseguirei? Espero que esse futuro esteja próximo! Ainda bem que eu tenho amigos, como vc, que valorizam a arte e me motivam a desfrutar dessas coisas boas da vida. Bjs!

    ReplyDelete
  6. PS: Pela sua roupa, dá para ver que está bem frio por ai! Aqui nós estamos praticamente derretendo, muito quente e abafado.... friozinho faz falta de vez em quando... rsrs

    ReplyDelete
  7. PQP tem um Jacksson pollock atrás de você!

    ReplyDelete
  8. tá o Pollock é demais mesmo...
    mais a foto que vc tiro do sue reflexo fico demais more...vc é mto criativa!!

    te amo

    ReplyDelete
  9. vc viu de pertinho a moça com brinco de perola??

    ReplyDelete

ShareThis