Thursday, October 27, 2011

Gallim Dance - Andrea Miller

Para a galera de dança contemporânea que visita meu blog em busca de informações sobre o que acontece por aqui:

NY é um mundo. Tem muitas companhias, todo mundo fazendo coisa diferente. Ao mesmo tempo que tem muita gente qualificada, me dá a impressão que tem espaço para todos.
Para a minha disciplina de Arts Administration estou fazendo um levantamento de 5 coreógrafos e/ou bailarinos que me inspiram. E devo pensar se eu tivesse oportunidade de encontrá-los, que perguntas eu faria em relação a trajetória deles.
A professora sugeriu alguns nomes, e para variar eu não conhecia ninguém. Então fui fazer a tarefa básica de dar um google um por um e começar a aumentar meu conhecimento de coreógrafos independentes e autônomos que sobrevivem com suas companhias aqui em NY.
E então achei essa menina.
Sim, tenho que chamá-la de menina, porque ela é muito novinha.
E ela está crescendo bastante por aqui.
Ela dançou alguns anos na Companhia Israelense Batcheva (que é idolatrada aqui em NY) e então voltou para cá e criou sua própria companhia.
Ela tem influências da técnica Gaga (criada pela companhia israelense que eu mencionei) mas teve formação do seu vocabulário na Julliard.
Vendo o vídeo eu fiquei impressionada como alguns trechos das coreografias dela se parecem com o vocabulário técnico daqui da NYU.
E não tem muito a ver com a cena de dança contemporânea no Brasil.
Tenho dançado bastante por aqui então me acostumei com essa "cara" nos trabalhos da NYU. Mas é legal me dar conta que agora faço parte de um vocabulário de dança que é super atual: um mix de alto treinamento em balé; de aulas de contemporâneo fundamentadas em diferentes Pais e Mães da dança moderna americana; e desta tendência atual de se mexer para todos os lados, essa busca pela liberdade de movimento completa.
Enfim.
Estou inspirada para dançar, coreografar e ajudar a fazer o mundo da dança sacudir um pouco mais.



1 comment:

ShareThis