Tuesday, February 22, 2011

Ques't que la fait rire?

Está aí - minha alma aberta ao público:

(Leia primeiro e veja o vídeo depois, se você gostar de spoilers. Ou faça o contrário.)


Comecei este blog quando fui aprovada na NYU. E mesmo antes de ter sequer certeza se eu iria conseguir o visto, ou se eu ia conseguir viabilizar minha vinda para cá eu começei a ficar obcecada com a idéia de achar uma forma para me manter em contato com meus familiares, amigos e ao mesmo tempo dividir informação sobre as minhas experiências por aqui.

Mas este blog tomou uma dimensão muito interessante na minha vida. Estando aqui em NY eu vivo completamente focada nos meus estudos de dança, mas o que não significa que eu deixei de olhar para o mundo, deixei de ver graça na minha própria desgraça ou de que as vezes eu não preciso esvaziar minha mente simplesmente escrevendo.

Faz um bom tempo que quero dividir aqui um pouco do meu aspecto profissional. Porque no final das contas é o que eu faço a maior parte da minha vida, o restante que está por aqui é apenas o meu olhar aguçado das minhas andanças ou os reflexos das minhas alegrias e frustrações nesta vida maluca que eu escolhi, a de ser artista.

Como vocês devem ter lido nas entrelinhas dos meus últimos posts eu estou ficando enlouquecida com as apresentações deste semestre. E assim vai o programa da NYU, temos aulas de técnica todas as manhãs, as aulas acadêmicas com diversos projetos finais. E acima de tudo temos as apresentações (showings, MFA Concert, etc) que tomam todo o nosso tempo livre (por isso que fico todo dia até às 10 hs e sábado e domingo passo minhas manhãs e tardes ensaiando).

No semestre passado fiz o que considero o meu primeiro trabalho como coreógrafa "de verdade". Antes disso já havia coreografado trabalhos pequenos na Unicamp e minhas turmas de sapateado. Mas nunca tinha me posicionado inteiramente como coreógrafa, criando e dirigindo totalmente um grupo de bailarinos profissionais.

Eu sabia que a pressão iria ser grande em relação ao trabalho que eu criasse. Como se tudo que eu fizesse depois fosse associado com esta primeira impressão por aqui. E com isso em mente resolvi entrar nas salas com meus bailarinos e simplesmente criar sem compromisso de explicar as razões do universo.

Minha idéia foi explorar um pouco a mente feminina e a sensação de estar de saco cheio.
O quanto que nós mulheres temos que sempre agir dentro de determinados padrões e as nossas explosões fora destes padrões.

Talvez eu tenha escolhido este tema inconscientemente porque eu nunca me senti encaixando em lugar nenhum. Sempre me senti dividida entre meus movimentos naturais (que não pertencem a rótulo nenhum) e a dança rotulada.

Isso porque a dança de hoje em dia "dita" natural chamada de dança contemporânea muitas vezes é uma chatice de se ver. E eu sempre sofri o conflito de criar coreografias que fossem inteligentemente aceitas versus criar algo que é simplesmente gostoso de se ver, mas que pode ser vazio.

Mas no final das contas não sei nem dizer o que a coreografia passa para o público. E sinceramente não me importa. Eu comecei desta idéia, mas quanto sentei para assistir meu trabalho o que ele mais me fez foi rir!!!

Ques't que la fait rire? / O que a faz rir?

Talvez rir das próprias neuroses.
Das contradições.
Das relações humanas.
E definitivamente, da vida.




Esta também foi a minha primeira edição.
Vivendo e aprendendo coisas novas...

6 comments:

  1. Nossa, acho que você não tinha explicado direitinho a idéia que queria passar pra mim... Agora, lendo, e tendo assistido pela 3ª ou 4ª vez, tive um outro olhar. Mais divertido ainda!

    Sempre muito orgulhosa de vc, que faz das conquistas mais conquistas... E que aprende com cada tombo!

    Queria muito ter visto essa apresentação ao vivo.

    Mas a certeza de muitas outras porvir só me anima!!

    Parabéns XU! Vc tem muito o que continuar brilhando!!!

    ReplyDelete
  2. hehe eu adorei, gostei da música também, eu gosto dos 0:55 mais ou menos..

    ReplyDelete
  3. DEMAIS, queria dançar isso pra você. Ficou perfeito, e dá direito a várias interpretações.

    ReplyDelete
  4. "Il se maquille
    Pour ressembler à une fille
    Il met du sent-bon
    Et des chaussures à talon
    Et des fleurs dans son chignon
    Il se maquille
    Pour ressembler à une fille
    Il est très belle
    Se fait appeler Mademoiselle."

    sua cara more!!!

    teamo

    ReplyDelete
  5. obs: isso é um trecho da musica da coreografia!!!

    ReplyDelete
  6. carolsss ,pqpppppp ficou demais!!adorei adorei adorei!!!!!!!!!!!Parabéns mil vezessss,voce merece tudo isso ,todas essas conquistas e MUITO maisss.
    Beijo enormee

    ReplyDelete

ShareThis